terça-feira, 16 de março de 2010

EQUILÍBRIO

Desde criança ouvia que minha família era um povo desequilibrado,
meus avós paternos e maternos, bisavós, até (quem sabe?) bisavôs...
Eu, que desde criança, era assim chamado e tomava porrada porque não era bom o suficiente em nada (na escola, na rua, em casa), aos 50 anos tive um insight.
Foi quando eu ponderei melhor, entre as definições de desequilíbrios e revendo minha árvore genealógica e concluí que: Porra! Caralho!
É essa merda de desequilíbrio que move todas as coisas!
É o desequilíbrio que faz o mundo e o universo rodarem.
Imaginem o equilíbrio: estático, parado; morte: o nada.
É o desequilíbrio que faz as coisas e os seres se mover, buscar espaço, manter sua espécie.
Na natureza, equilíbrio significa que o leão que come a quantidade suficiente de zebras, que, por sua vez, comem a quantidade razoável de grama, que, por sua vez, invade o seu quintal, que, por sua vez, é impermeável e impede a água da chuva fluir, e esta, por sua vez, invade bairros e cidades, que, por sua vez, se entopem de lixo, que, por sua vez, assim por diante, transformam o desequilíbrio existente em nossa mais vã e indesejável realidade...
Por outro lado, imaginem: inconcorrência, paz, amor ao próximo, igualdade social, reforma agrária, leões vegetarianos, zebras pastando no seu quintal sem ladrilhos, aumentos de salários (desnecessários então), internet sem provedor, ganância zero, eu sem porquê escrever, Lula aposentado (sem nem ter e porquê trabalhado), eu e você felizes para sempre, sem sequer estado juntos, sem Brasil, sem estados, sem monumentos, sem eventos. Apenas puros, seres estagnados, pobres, juntos, aparentados, ou nem fertilizados...
Anjos, tocando harpa sem sequer ter estudado...
Objetos do equilíbrio, seríamos, sim, o nada, o tudo fragmentado, seríamos todos um grande nada, nem sequer estigmatizados...
Pra nós, seres humanos, equilíbrio é ser bem focado, tranquilo, mesmo ao par do que acontece. Se zen é ficar parado, fazer ommm sem pensar no outro lado do resultado, é, meu nego, minha nega, assumo: sou um cara desequilibrado...

Um comentário:

  1. Também sou! (rsrs) E se eu negasse cairia no ridículo, pois a genética está aí para comprovar. A visão dos anjinhos com harpinha foi o que logo me ocorreu...rsrs
    Então, o bom desiquilíbrio faz a gente evoluir?
    Idéia chama idéia e lembrei do ditado: Pé na bunda faz a gente dar um passo a mais!!!

    ResponderExcluir